Curiosidades sobre a moda

Publicado por Ana Neri em 27/09/2016 às 17h29

Existem certas coisas no mundo da moda que não tem explicação, neste post da Oficina de Costura Leopoldina vamos tentar explicar alguns desses fatos. A Oficina de Costura está localizada na Rua Guaipá, 1078 na Vila Leopoldina e conta com excelentes costureiras com experiência na costura, reforma e customização de roupas.

 

1. Porque as noivas usam vestidos brancos

 Resultado de imagem para married white dress

A moda começou com Napoleão e Josefina; na época da coroação de Napoleão ambos madaram fazer roupas brancos bordadas com fios de ouro significando a pureza e a iluminação, alem de honestidade e limpeza. O próprio papa foi chamado para a coroação e foi neste momento que o casal confessou que não era casado, o Papa ficou chocado com a afirmação e realizou a união formal dos dois antes da coroação; com os dois vestidos de branco, e a moda pegou, antes disso as pessoas se casavam com roupas de qualquer cor....Se não tivesse acontecido isso hoje em dia ia valer até jeans.

 

2. De onde apareceram as alianças e o buque de noiva

 Resultado de imagem para married rings

Na idade media acreditava-se que havia uma veia que ligava o dedo anelar esquerdo ao coração, por isso o anel era colocado neste dedo. O buque segurado na posição do ventre significa fertilidade.

 

3. Porque os pijamas tem um bolso na camisa do lado esquerdo

 Resultado de imagem para man pijamas

Pijama que significa morte diária era usada pelos faraós quando eles morriam, portanto esta peça nasceu a 6.000 anos. Apos vestido com o pijama um escaravelho era colocado no bolso do pijama; naquele período o escaravelho tinha tanto a simbolismo de morte como de renascimento.

A Oficina de Costura Leopoldina e suas costureiras também são especialistas na reforma, conserto e costura de pijamas.

 

4. E a moda das mulheres usarem calças.

 

Uma das primeiras mulheres a utilizar calças foi a atriz Marlene Dietrich nos anos 20 para facilitar a montaria em cavalos até esta época poucas mulheres ousavam utilizar calças.

 

5. Onde surgiu o bikini

 

Nos anos 40 os Estados Unidos realizaram testes atômicos no Atol de Bikini no Pacífico, os preparativos para a explosão causou grande interesse e alvoroço. Nesta mesma época o estilista Frances Louis Réard lançava uma peça de roupa explosiva o escassissimo maio de duas peças; o produto era tão ousado que nenhum profissional de moda quis desfilar com a peça, para isso ele teve que contratar Michelle Bernardini, stripper do Casino de Paris.

 

6. Como uma tenda virou Jeans.

 Resultado de imagem para 501 jeans

O Alemão Levi Strauss chegou aos Estados Unidos trazendo na bagagem um tecido grosso e escuro excelente para fazer barracas. Logo ele percebeu que os mineiros precisavam de calças com tecidos resistentes para agüentar o tranco do dia a dia do trabalho nas minas. Levi Strauss pegou o seu tecido usou um molde de uma calça de marinheiro e surgiu a primeira calça Levi’s. Em 1856 ele inaugurou a primeira fábrica Levi Strauss & CO. Uma das especialidades da Oficina de Costura Leopoldina e de suas costureiras são as barras de calça, desde a clássica barra feita a mão até a sobreposta e a barra original.

 

7. Como surgiu o salto Anabella.

 Resultado de imagem para anabella shoes

Salvatore Ferragamo criou o famoso salto em 1936 era época de pré guerra e os materiais eram escassos Ferragamo utilizou rolhas velhas de vinho para produzir o salto e assim criou-se um clássico.

 

8. O channel numero 5

 Costureira leopoldina

E onde estão os números 1,2,3 e 4. Na verdade nunca existiram. O numero 5 era o numero da sorte da estilista Coco Chanel, por essa razão o perfume foi apresentado dia 5 de maio (mês 5) de 1921.

 

9. De onde surgiu o nome “Liberty”para as estampas florais miudinhas.

 Resultado de imagem para liberty flowers

Foi criada em 1875 por Arthur Lasenby Liberty na Inglaterra, ela recebeu este nome em referencia a Liberty of London marca criada por Arthur.

Desde então a estampa bucólica com flores miúdas estampadas em seda, algodão e cashmere e repetidas tornou-se um clássico.

 

10. Como surgiu o brechó.

 

O nome foi dado inspirado por um velho comerciante estabelecido no Rio de Janeiro no final do século XIX. O lugar era chamado de Casa de Belchior onde se vendia e comprava roupas usada.

Nós da Oficina de Costura Leopoldina e nossas costureiras ficamos muito felizes em poder mostrar em nossos posts curiosidade e novidades para nossas clientes. E lembre-se precisando de reforma, costura ou customização de roupas venha até nossa Oficina de Costura na Rua Guaipá, 1078 – Vila Leopoldina.

 

 

Tags: costura, costureira, vila leopoldina

Enviar comentário

voltar para dicas da Linda

left show fwR|left tsN uppercase fwB|left show fwB fsN uppercase|bnull|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fwR c15 fsI|b01 c05 bsd|login news c10|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|b01 normalcase bsd c05|content-inner||